12 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

FRANCA, Alexandra Silva    RUA, Orlando Lima. Influência da orientação empreendedora e das capacidades abortivas no desempenho das exportações. []. , 12, 1, pp.196-202. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12121.

O objetivo fundamental deste estudo é analisar a influência que a orientação empreendedora e as capacidades absortivas têm no desempenho das exportações das pequenas e médias empresas de calçado. Para tal, adotamos nesta investigação uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, tendo aplicado um questionário a uma amostra de empresas portuguesas exportadoras de calçado. Foi-nos possível concluir deste estudo que a orientação empreendedora e as capacidades absortivas melhoraram o desempenho das exportações das empresas portuguesas de calçado em mercados estrangeiros. Destacamos ainda a sua contribuição para a teoria da gestão estratégica, a qual abrange iniciativas deliberadas e emergentes, incluindo a utilização de recursos e capacidades para melhorar o desempenho do negócio. Este estudo apresenta a orientação empreendedora e as capacidades absortivas como determinantes estratégicos que contribuem positivamente para o desempenho das exportações.

: Orientação empreendedora.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License