12 1Entrepreneurial Orientation and Knowledge Transfer: analysis in Spanish family businesses 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

PAIVA, Kely César Martins de    SOUZA, Cinthia Mara Oliveira e. Percepções temporais: Um estudo com jovens trabalhadores brasileiros. []. , 12, 1, pp.203-210. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12122.

Diante da importância do tempo enquanto categoria de análise no campo das organizações, o objetivo do estudo foi analisar as percepções temporais de jovens trabalhadores brasileiros. O estudo pautou-se nas cinco dimensões temporais apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), quais sejam: policronicidade, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. O trabalho de campo consistiu em um estudo de caso, descritivo, com abordagem quantitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionário estruturado, fechado e autoaplicável, a Escala de Percepção Temporal, EVT, de Paiva, Dutra, Santos e Barros (2013). Os dados foram tratados utilizando-se estatística uni e bivariada. Predomina entre os jovens trabalhadores um comportamento monocrômico, lento, pontual, com profundidade temporal passada. Os pesquisados consideram-se altamente arrastados temporalmente em diversas perspectivas, destacando-se o arrastamento por sincronia, seguido pelo arrastamento por liderança e por condução. A partir dos resultados, contribuições e limitações do estudo apresentado, sugerem-se novas possibilidades para pesquisas futuras.

: Percepções temporais; tempo em organizações; jovens trabalhadores.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License