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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

SILVEIRA-MARTINS, Elvis; ZONATTO, Vinícius Costa da Silva    MASCARENHAS, Luiz Eduardo. Capacidade turística como pressuposto de desempenho organizacional: Um estudo no setor hoteleiro. []. , 12, 2, pp.47-56. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12206.

^lpt^aAs capacidades turísticas procuram melhor aproveitar as competências internas, superando as adversidades ambientais e provendo melhores resultados para a empresa, apresentando-se como uma vertente das capacidades dinâmicas, com potenciais estratégicos para as tomadas de decisões. Desta maneira, objetiva-se com esta pesquisa relacionar a capacidade turística com o desempenho organizacional, em específico do setor hoteleiro. A pesquisa amparou-se em uma amostra de 65 hotéis, sendo que o tratamento dos dados deu-se por meio de análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Os resultados demonstraram que existe relação positiva e estatisticamente significante entre a capacidade turística e o desempenho dos hotéis pesquisados. Nestes casos, as capacidades turísticas influenciam positivamente o desempenho dos hotéis pesquisados. Conclui-se que a capacidade turística é adequada ao que preconiza a teoria seminal sobre capacidades dinâmicas, sendo fonte de atenção dos executivos para a melhoria da vantagem competitiva de suas organizações.^len^aThe tourism capabilities seek better use of internal skills, overcoming environmental adversities and providing better results for the company, presenting itself as a part of dynamic capabilities, with strategic potential for decision-making. Thus, in order to verify its effect on strategic outcomes, the purpose of this research is to relate the tourism capabilities with organizational performance, in particular in the hospitality industry. Research was based in a sample of 65 hotels, and the processing of data was given by confirmatory factor analysis and structural equation modeling. The results showed that there is a positive and statistically significant relationship between the tourism capabilities and performance of surveyed hotels. In these cases, the tourism capabilities positively influence the performance of surveyed hotels. It is concluded that the tourist capacity is adequate to what is advocated by the seminal theory of dynamic capabilities, a source of attention of executives to improve the competitive advantage of their organizations.

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