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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

COSTA, Teresa    GALINA, Simone. A relação virtuosa entre empreendedorismo e capital social: um estudo em empreendimentos de turismo em espaço rural em Portugal e no Brasil. []. , 12, 2, pp.57-69. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12207.

^lpt^aO presente estudo tem como principal objetivo compreender a relação entre capital social e criação e desenvolvimento de empreendimentos em Turismo em Espaço Rural. Através da estratégia de pesquisa de estudo de caso, este estudo analisa as redes sociais usadas pelos empreendedores, os recursos acedidos e os aspetos importantes relacionados com as dimensões do capital social (na fase de criação e desenvolvimento dos empreendimentos). Os resultados sugerem que, nos casos estudados, as redes formais e informais são cruciais na mobilização de recursos económicos e não económicos. Em geral, a rede informal é importante na mobilização de recursos não-económicos, sendo nos casos brasileiros, igualmente importante na mobilização de recursos económicos. Relativamente à dimensão estrutural de capital social, foi possível verificar semelhanças na fase de criação, ou seja, predominância de uma configuração simples, familiar e adoção de uma gestão informal. Constatou-se, no entanto, evidências de uma crescente complexidade em projetos com elevado crescimento durante a fase de desenvolvimento. No que respeita às dimensões relacional e cognitiva ambas são relevantes em diferentes fases de projetos empreendedores, e à medida que estes vão crescendo e gerando mais valor, parece ocorrer uma maior identificação entre empreendedores e organizações comunitárias e agentes locais, aumentando a legitimidade do projeto e da cultura empreendedora da comunidade.^len^aThis study aims to understand the relationship between social capital and the creation and development of enterprises in rural tourism. Through a case study research strategy, the study aims to understand the social networks used by entrepreneurs, resources accessed and important aspects related to the dimensions of social capital (in creation and development phases of the entrepreneurial projects). The results suggest that in the cases studied the informal and formal networks owned by entrepreneurs are crucial in mobilizing financial and non-financial resources, and in general, the informal network is crucial in mobilizing non-economic resources, and, in the Brazilian cases, also important in mobilizing financial resources. Regarding the structural dimension of social capital, it was possible to verify similarities in the creation phase, such as simple configuration, familiar and informal management adopted. There are, however, some evidence of an increasing complexity in projects with high growth during the development phase. Concerning the relational dimension and cognitive dimension both are relevant at different stages of entrepreneurial projects. As the projects are growing and creating value, there is a greater identification between entrepreneurs, and community organizations and local players, increasing the legitimacy of the enterprise and the entrepreneurial culture of the community.

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