12 2RSC y empresas tecnológicas: Un estudio sobre las motivaciones de implantación e integración en empresas españolas 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458

RUA, Orlando Lima    FRANCA, Alexandra. Recursos intangíveis e desempenho das exportações. []. , 12, 2, pp.165-172. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2016.12218.

O objetivo fundamental deste estudo é analisar se os recursos intangíveis influenciam o desempenho das exportações. Para tal, tendo em consideração a revisão da literatura sobre os temas estudados, realizamos uma investigação quantitativa, através de um questionário enviado para o responsável pelas atividades de exportação de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas da indústria de calçado, associadas da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos em Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS). Confirmamos a positiva e significativa influencia que os recursos intangíveis têm no desempenho das exportações e que os recursos que mais contribuem para esse efeito são os recursos de reputação e o acesso aos recursos financeiros. Este estudo apresenta os recursos intangíveis como um determinante estratégico do desempenho das exportações.

: Recursos intangíveis; desempenho das exportações; PME; indústria portuguesa de calçado.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License