13 1The usefulness of social media analysis within scholarly publications: a study of first-tier tourism 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

COELHO, Luís Miguel Serra. O efeito intra-indústria da abertura de novos restaurantes: o caso português. []. , 13, 1, pp.33-42. ISSN 2182-8458.

Este artigo investiga os efeitos intra-indústria que resultam da abertura de um novo restaurante em Portugal. Recorrendo ao método do estudo de evento, mostra-se que os restaurantes rivais sofrem uma redução anormal da sua rendibilidade do activo na ordem dos -17.6% no ano em que os competidores iniciam a sua actividade, a qual parece resultar de uma queda anormal da sua margem de lucro e rotação do activo. A utilização da análise de regressão permite ainda verificar que uma elevada concentração da indústria, a localização numa grande cidade como Lisboa ou Porto e a existência de baixos níveis de produtividade do factor trabalho são factores que magnificam os resultados anteriormente mencionados. O presente artigo contribui assim para melhor se compreender a dinâmica empresarial ligada ao sector da restauração, tendo importantes implicações para a prática e para a definição de políticas públicas.

: Restauração; efeito intra-indústria; performance anormal; estudo de evento.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License