13 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

PINTO, Marcelo de Rezende; MOTA, Alisson Oliveira; LEITE, Ramon Silva    ALVES, Ricardo César. Investigando os Influenciadores do Materialismo na Adolescência. []. , 13, 1, pp.66-74. ISSN 2182-8458.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar os atributos influenciadores no nível de materialismo entre adolescentes no Brasil. A revisão da literatura contemplou discussões acerca do materialismo entre adolescentes que culminaram na proposição de um modelo teórico a ser testado empiricamente. O modelo foi composto por três variáveis influenciadoras do materialismo (idade, classe econômica e gênero) e sete construtos influenciadores (comunicação com os amigos, comunicação com os pais, efeito de pares, exposição à mídia, atitudes frente à publicidade, atração de celebridades e auto-estima). O trabalho de campo envolveu 1.353 adolescentes com idade entre 11 a 18 anos de escolas públicas e privadas em nível de educação fundamental e médio. Para a análise dos dados a modelagem de equações estruturais foi utilizada. Entre os resultados, pode-se enfatizar que os maiores influenciadores do nível de materialismo entre adolescentes são os construtos comunicação com os amigos e efeitos de pares

: Consumo; materialismo; efeito de pares; atração de celebridade; adolescentes.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License