13 4Place branding in tourism: a review of theoretical approaches and management practices 
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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

VERISSIMO, José Manuel Cristóvão; TIAGO, Maria Teresa Borges; TIAGO, Flávio Gomes    JARDIM, João Sérgio. Dimensões da marca de destinos turísticos: uma abordagem exploratória. []. , 13, 4, pp.1-8. ISSN 2182-8458.

Estudos recentes defendem a importância da gestão da marca de destinos enquanto ferramenta de marketing. Porém, apesar do seu valor potencial, poucos trabalhos aprofundam a gestão da marca para além do conceito de imagem. Este trabalho contribui para colmatar esta lacuna, utilizando a ilha da Madeira como unidade de análise e contando com a participação de 321 turistas, alojados em sete hotéis. Solicitou-se aos inquiridos a avaliação do destino nas dimensões do modelo de valor de marca, nomeadamente, imagem, notoriedade, qualidade percecionada e fidelização. Os resultados obtidos através das análises descritiva e fatorial confirmatória atestam que o modelo de valor da marca é composto por estas quatro dimensões. Embora a imagem seja uma dimensão importante do modelo, os resultados mostram que a marca de destino depende, igualmente, da notoriedade, da qualidade percecionada e da fidelização.

: Valor de marca; notoriedade; imagem; valor percecionado; fidelização; gestão de marca do destino.

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