14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

SAUR-AMARAL, Irina; SOARES, Raquel Reis    PROENCA, João F.. A inovação nos modelos de negócios: rumo a um quadro conceptual. []. , 14, 1, pp.80-93. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14107.

A inovação nos modelos de negócios (BMI) é necessária para ações de empreendedorismo em setores industriais ou nos serviços, incluindo o turismo. O presente artigo foca-se no desenvolvimento do campo teórico de BMI. Realiza-se uma revisão sistemática da literatura com base em 316 artigos válidos para a temática estudada, indexados na ISI Current Contents e publicados entre 2000 e 2015. Os resultados da análise bibliométrica apontam para um aumento significativo no número de artigos, revistas científicas e autores, e ainda para a ausência de revistas científicas e autores especializados, com publicações regulares na área de BMI. A análise temática revela que a área do BMI, embora estudada extensivamente, raramente se carateriza por um efeito cumulativo do conhecimento entre os respetivos autores. A maioria das investigações realizadas têm natureza conceptual ou qualitativa, no entanto poucos constructos foram adequadamente definidos e testados de modo a permitir estudos quantitativos subsequentes. As conclusões apontam para uma evolução limitada no que respeita ao desenvolvimento teórico do campo de BMI. Considera-se que existe a necessidade de adotar os modelos conceptuais já publicados, desenvolver constructos adequados e validar os modelos com dados primários quantitativos e análise estatística avançada.

: Modelo de negócio; inovação nos modelos de negócios; componentes de modelos de negócio; visualização de conhecimento; mapeamento visual; NVivo.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License