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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

MARQUES, Carlos Peixeira; LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carla Susana    CABRAL, Breno Fernando Tinoco. Marketing interno e satisfação laboral em hotéis da Via Costeira, Natal, Brasil. []. , 14, Especial, pp.36-42. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI104.

Atualmente as organizações enfrentam desafios multifacetados, como aumentar a produtividade e lidar com a pressão de gerir os recursos humanos de forma eficiente e eficaz, implicando práticas de gestão centradas na formação e retenção dos melhores colaboradores. Neste contexto, este artigo pretende avaliar o impacto de práticas de marketing interno no comprometimento e na satisfação dos trabalhadores de hotéis de qualidade superior numa cidade do Nordeste do Brasil. Foram recolhidas medidas da orientação para o marketing interno, comprometimento organizacional e satisfação laboral de 138 gestores operacionais e intermédios de quatro hotéis. Os resultados do modelo de equações estruturais confirmam o efeito positivo do marketing interno sobre o comprometimento e a satisfação, mas não confirmam a esperada relação entre comprometimento e satisfação.

: Marketing interno; comprometimento organizacional; satisfação laboral; hotelaria.

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