14 ESPECIALSatisfaction and loyalty in the all-inclusive system in Cape Verde 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

FERNANDES, Adriana; ALTURAS, Bráulio    LAUREANO, Raul. Validação da Escala da Cultura da Hospitalidade no contexto da indústria da hotelaria. []. , 14, Especial, pp.43-52. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14SI105.

Este estudo tem como objetivo validar os fatores finais da Escala da Cultura da Hospitalidade, referente a Cultura Organizacional, composta pelas seguintes dimensões: princípios de gestão, relacionamento com clientes, variedade no trabalho e satisfação no trabalho, no contexto das organizações da indústria da hotelaria no Brasil e em Portugal. Para tal foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) com duzentos e cinquenta e nove profissionais dessa indústria. Os resultados apresentados apoiam uma estrutura de com três fatores e dezoito itens. Concluiu-se que o fator “satisfação no trabalho” não contribui para a formação do construto Cultura Organizacional. Entende-se que uma Cultura Organizacional adequada ao ambiente da hospitalidade pode fazer com que os profissionais se sintam valorizados, o que pode impactar a satisfação no trabalho, entretanto a satisfação no trabalho não pode ser considerada parte dos valores compartilhados pelos membros de uma organização.

: Cultura organizacional; cultura da hospitalidade; indústria da hotelaria; análise fatorial confirmatória.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License