15 1The challenge of linking destination online reputation with competitiveness 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

MOURA, Andreia Filipa Antunes; MONICO, Lisete Santos Mendes    MIRA, Maria do Rosário Campos. Aferir a qualidade do marketing de destinos: perceções dos stakeholders públicos locais em Portugal. []. , 15, 1, pp.44-53. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150104.

Considerando estudos e recomendações internacionais sobre a qualidade em turismo, desenvolveu-se uma escala para a sua avaliação, adaptada à realidade portuguesa. Este artigo foca-se no desenvolvimento e validação da subescala de marketing para medir as percepções dos atores públicos locais em relação às abordagens de marketing para a melhoria da qualidade do destino. Aplicou-se um inquérito a uma amostra de municípios portugueses, especificamente 134, geralmente considerados como as organizações de marketing do destino (DMOs) e principais decisores políticos. Realizaram-se análises fatoriais exploratórias e confirmatórias para aferir a qualidade do marketing de destinos, e dois fatores foram apurados: (1) imagem e promoção; (2) diferenciação do produto. O instrumento demonstrou validade e confiabilidade, sendo uma ferramenta de medida útil. Os resultados destacam a responsabilidade dos stakeholders públicos locais no marketing de destinos para garantir a qualidade e a competitividade do turismo, fornecendo informações úteis para investigações futuras e implicações práticas e teóricas.

: Marketing; DMO; qualidade; competitividade; instrumento de medida.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License