15 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

MACHADO, Luciano Aparecido Nascimento et al. A influência da gestão estratégica de pessoas no desempenho hoteleiro. []. , 15, 1, pp.65-79. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150106.

O presente estudo teve por objetivo verificar a relação das práticas de gestão de pessoas com o desempenho em hotéis de Florianópolis. Para a consecução deste objetivo, foi realizado inicialmente uma pesquisa bibliográfica, encontrando fundamentação teórica para suportar esta hipótese. No que tange aos procedimentos metodológicos, caracteriza- se por ser descritiva. O modelo proposto foi analisado pelos critérios de análise fatorial exploratória; análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. A amostra foi composta por 70 gestores hoteleiros e o instrumento foi o questionário fechado. Como os principais resultados, destaca-se que das 32 variáveis estudadas, 13 variáveis possuem relação com o melhor desempenho na hotelaria de hotéis médios, na Grande Florianópolis. Como principais conclusões a pesquisa confirmou o modelo proposto no qual a gestão estratégica de pessoas tem relação direta com o desempenho hoteleiro. Mostrou que das práticas essenciais de gestão de pessoas nessa realidade estão treinamento e desenvolvimento de funcionários, bem como a estruturação do ambiente do trabalho.

: Gestão de pessoas; desempenho hoteleiro; hotelaria; modelo de equações estruturais.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License