15 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

TAMEIRAO, Daniela Cristina Machado    NUNES, Simone Costa. A feminização da carreira médica no Brasil e conflitos trabalho-família. []. , 15, 2, pp.47-55. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150204.

Este artigo trata, de maneira comparativa, na perspectiva de gênero, a ocorrência de conflitos trabalho-família e seus antecedentes, na carreira médica de profissionais brasileiros. Os resultados indicam que quanto maiores os estressores são apresentados no trabalho ou na família, maior o conflito tende a ser e quanto maior o suporte social nessas duas esferas, menor o tende a ser. Os estressores relacionados ao trabalho mostraram-se mais significativos do que os relacionados à família, enquanto o apoio social no trabalho é o que consegue diminuir os efeitos dos estressores nas duas esferas. Embora as mulheres tenham maior grau de estresse no trabalho, em média, e menos apoio social, não houve diferenças significativas em termos de conflitos. Este estudo contribui para uma reflexão sobre ações relacionadas à minimização de conflitos e promoção da igualdade de gênero e do bem-estar dos trabalhadores.

: Carreira médica; conflitos trabalho-família; conflitos trabalho-família; medicina feminina; estressores.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License