15 4Application of geomarketing to coastal tourism areasThe cross-cultural impact of the ingenuine smiling celebrity in online advertising 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

OLIVEIRA, Carlyle Tadeu Falcão de; ZOUAIN, Deborah Moraes; SOUZA, Luiz Alexandre Valadão    DUARTE, André Luís Faria. Competitividade de Destinos Turísticos: fatores de demanda e desempenho. []. , 15, 4, pp.17-26. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2019.150402.

O presente artigo busca responder se existe a diferença de visão entre especialistas e turistas sobre factores que impactam o turismo em um destino. Este trabalho baseou-se em uma abordagem qualitativa e adoptou o Método de Incidentes Críticos, que permite ao respondente expressar necessidades e expectativas específicas. A recolha de dados foi realizada por meio de perguntas abertas, tendo o seu conteúdo sido gravado, e realizados apontamentos sobre os entrevistados, assim como dos trechos relevantes da narrativa. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e à luz do modelo brasileiro de competitividade. Foram consideradas 77 entrevistas e classificados 209 incidentes críticos. Os resultados mostraram que metade dos incidentes críticos não se encaixavam nas categorias de análise propostas no modelo brasileiro de competitividade, surgindo nove “novas categorias”. Há, portanto, uma diferença entre a perspectiva do visitante e a do especialista em relação ao que, de fato, é mais importante sobre turismo no destino.

: Brasil; turismo; competitividade; método de incidente crítico; desempenho do destino.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License