16 3Hybrid preference assessment for tourism research using solicited and unsolicited opinions: an application in rural tourismThe relationship of service quality dimensions of restaurant enterprises with satisfaction, behavioural intention, eWOM, and the moderating effect of atmosphere 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

AKGUNDUZ, Yilmaz; BARDAKOGLU, Ovunc    KOBA, Yesim. Os efeitos da intenção comportamental motivacional do participante: o caso MARBLE. []. , 16, 3, pp.15-22.   30--2020. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2020.160302.

Este estudo investiga os fatores motivacionais subjacentes à participação em feiras e seus efeitos na satisfação e intenções comportamentais dos participantes. Os dados foram coletados através de um questionário a 608 participantes, selecionados por amostragem por conveniência, na Feira Internacional de Pedras e Tecnologias Naturais (MARBLE), realizada de 22 a 25 de março de 2017 em İzmir, Turquia. A análise fatorial confirmatória (CFA) foi usada para verificar a validade convergente e discriminante das escalas, enquanto análises de regressão múltipla foram usadas para testar as hipóteses da pesquisa. Os resultados indicam que os participantes da feira foram motivados por atratividade comercial, atratividade financeira, busca de informações e atratividade da cidade. A satisfação dos participantes foi significativamente influenciada pela atratividade comercial, atratividade financeira e busca de informações, enquanto as intenções comportamentais foram determinadas pela atratividade da cidade e pela busca de informações.

: Participação em eventos; motivação; intenções comportamentais; intenção comportamental motivacional do participante.

        ·     ·     · ( pdf )