17 4Predictive potential of the global bankruptcy models in the tourism industry 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

SA, Gustavo    ANTONIO, Nuno. Mapeamento da maturidade dos sistemas de informação: o caso da hotelaria portuguesa. []. , 17, 4, pp.7-21.   31--2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170401.

A hotelaria é um mercado altamente competitivo que luta para melhorar o seu desempenho, sendo o uso de tecnologia um fator crítico para o atingir. Para compreender a perceção dos decisores sobre a influência e importância dos sistemas de informação nas suas organizações, realizamos um estudo de caso em Portugal. O objetivo foi avaliar o nível de maturidade dos sistemas de informação de hotéis independentes e pequenas redes hoteleiras, mapeando o nível de maturidade às características do hotel. Para além disso, este estudo explora os tipos de sistemas utilizados e os principais fatores, motivações e limitações dos hoteleiros para investir na maturidade dos sistemas de informação. Foram examinadas 86 empresas, representando um total de 195 hotéis. O desenho da análise foi feito seguindo o modelo Network Exploitation Capability (NEC). Verificamos que, na sua maioria, os hoteleiros consideram que suas empresas tiram mais proveito da tecnologia e dos sistemas de informação do que realmente o fazem. Os resultados enfatizam a importância do uso da tecnologia no desempenho da hotelaria e o desconhecimento que os hoteleiros possuem sobre o assunto.

: Sistemas de informação hoteleiros; maturidade de sistemas de informação; software hoteleiro; desempenho e competitividade na hotelaria.

        ·     ·     · ( pdf )