17 4Predictive potential of the global bankruptcy models in the tourism industry 
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Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

MIRA, Maria do Rosário Campos; MONICO, Lisete dos Santos Mendes    BREDA, Zélia Maria de Jesus. Dimensão territorial na internacionalização de destinos turísticos: fatores estruturantes no pós-COVID19. []. , 17, 4, pp.33-44.   31--2021. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2021.170403.

Este estudo apresenta a validação empírica de uma escala destinada a medir os fatores territoriais que contribuem para a internacionalização dos destinos turísticos. Faz parte de uma investigação mais ampla, em que foram identificados os fatores de internacionalização dos destinos, reforçando a perspetiva sistémica do turismo: 'território', 'produto', 'governança' e 'DMO'. Aqui apresentam-se as propriedades psicométricas dos itens que operacionalizam a dimensão "território". O questionário foi administrado a 470 DMO portuguesas com responsabilidades nas áreas do turismo e do desenvolvimento local ou regional. Os itens da escala foram submetidos a análises de conteúdo, confiabilidade e validações psicométricas por meio de análises fatoriais exploratória (análise em componentes principais) e confirmatória (estruturas fatoriais de primeira e de segunda ordem). Os dados sustentam uma estrutura fatorial composta pelos fatores "recursos", "atividade económica" e 'limites', correspondentes a dimensões territoriais influentes na internacionalização dos destinos. Determinou-se a relação entre as opões políticas de internacionalização e as caraterísticas geográficas, culturais e económicas dos territórios. Esta relação constitui os alicerces do turismo em momentos de crise, como a que vivemos atualmente.

: Internacionalização; destinos turísticos; limites; atividade económica; recursos.

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