19 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Tourism & Management Studies

 ISSN 2182-8458 ISSN 2182-8466

CEVRIMKAYA, Mustafa    ZENGIN, Burhanettin. O papel mediador da experiência turística memorável no comportamento do turista: uma perspetiva sobre os tours organizados. []. , 19, 2, pp.61-72.   30--2023. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2023.190205.

Este estudo tem como objetivo determinar o efeito da imagem de destino na intenção de recomendar experiências memoráveis por parte de turistas que participam em tours organizados. Neste contexto, foram examinadas as relações entre as variáveis de imagem de destino, experiência turística memorável, satisfação do turista e intenção de recomendar. Foram utilizados métodos de pesquisa quantitativa, sendo um questionário a ferramenta escolhida para a recolha dos dados. A população da pesquisa consiste em indivíduos que residem na Turquia e possuem experiência prévia em tours organizados. Os dados foram coletados de 950 participantes utilizando a técnica de amostragem por conveniência. Foi constatado que a imagem de destino tem um efeito positivo na satisfação do turista, na experiência turística memorável e na intenção de recomendar. Neste contexto, pode-se afirmar que fenómenos como imagem, satisfação e experiência afetam as perceções dos turistas em relação à imagem de destino, aumentando a probabilidade de os destinos serem escolhidos repetidamente. Como resultado, pode-se concluir que fatores com alta intensidade emocional, como a experiência turística memorável e a satisfação do turista, afetam a intenção de recomendar.

: Experiência turística memorável; imagem do destino; intenção de recomendar; satisfação do turista; tours organizados.

        ·     ·     · ( pdf )