6 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

 ISSN 2183-184X

EVANGELISTA, Hugo Oliveira    DOMINGOS, Marta Prata. O impacto das medidas de austeridade nos Direitos Humanos: A Interação do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos com o Comité dos Direitos Sociais. []. , 6, 1, pp.192-213. ISSN 2183-184X.

Nos últimos anos as expressões “medidas de austeridade”, “crise económica” e “troika” têm sido frequentemente usadas nas conversas da maioria dos cidadãos europeus. Agora, que a maioria dos países parece ter conseguido reconstruir as suas economias, gostaríamos de perceber a extensão dos danos colaterais provocados pelas medidas de austeridade adotadas. Ao longo deste artigo analisaremos o impacto causado em matéria de direitos humanos. Para alcançar este objetivo foram analisados três casos, o primeiro decidido pelo Comité Europeu dos Direitos Sociais, e o segundo e terceiro pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Todos os casos dizem respeito à adoção de medidas de austeridade na Grécia e em Portugal aquando da crise económica de 2009. Com base em relatórios oficiais e em diferentes posições doutrinárias, concluímos que a adoção de medidas de austeridade teve repercussões profundas nos direitos humanos. Não obstante, esse impacto pode ser contido. Numa segunda etapa deste artigo, exploramos a relação entre as duas instituições acima mencionadas e a forma como se complementam, embora muito trabalho tenha de ser feito para fomentar a interação e assim garantir uma maior proteção dos direitos humanos.

: Medidas de Austeridade; Tribunal Europeu dos Direitos do Homem; Comité Europeu dos Direito Sociais; Interação; Segurança Social.

        ·     ·     · ( pdf )