ser2 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos do Arquivo Municipal

 ISSN 2183-3176

FERREIRA, Sílvia. Claude Laprade: um escultor provençal na Lisboa de SetecentosLaprade: A Provencal sculptor in the eighteenth century Lisbon. []. , ser2, 3, pp.127-147. ISSN 2183-3176.

^lpt^aO escultor de origem provençal Claude Laprade (c.1675-1738) ganhou lugar de destaque na história da arte portuguesa com a execução do túmulo pétreo do bispo D. Manuel de Moura Manuel. Localizado na capela da Vista Alegre, em Ílhavo, o monumento veicula a linguagem estética barroca romana, testemunhando as influências artísticas do seu autor. Apesar de ser um escultor divulgado desde os anos 50 do século XX, quando o investigador Ayres de Carvalho resgatou a sua obra ao esquecimento, Claude Laprade é, ainda, essencialmente, conhecido como o autor do túmulo da Capela da Vista Alegre. No entanto, a sua obra multifacetada, entre a qual se contam projetos e execução de retábulos, obra escultórica em madeira e pedra, nunca mereceu até hoje uma visão exegética de conjunto. Tendo por base os estudos dos que nos precederam e documentação inédita recentemente referenciada em arquivos portugueses (ANTT e AML), pretendemos com este texto uma visão global da sua obra.^len^aClaude Laprade (c.1675- 1738), a Provencal sculptor, earned his place in the Portuguese history of art with the execution of the stone tomb of the bishop D. Manuel de Moura Manuel. Located in the chapel of Vista Alegre in Ílhavo, the monument conveys the Roman Baroque aesthetic language, witnessing the artistic influences of its author. Despite being a sculptor unveiled since the 50s of the twentieth century, when the researcher Ayres de Carvalho rescued his work from oblivion, Claude Laprade is still mainly known as the author of the Tomb of Vista Alegre´s chapel. However, his multifaceted work, between which we can include projects and execution of altarpieces and sculptural work in wood and stone, never deserved an exegetical overview. Based on studies of those who preceded us and unpublished documentation recently referenced in Portuguese archives (ANTT and AML) we intend with this paper a global vision of his work.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License