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Cadernos do Arquivo Municipal

 ISSN 2183-2176

COUTINHO, Maria João Pereira. Arquitetura e supremacia: analogias entre a decoração de portais e arcos no contexto das festividades filipinas e brigantinas. []. , ser2, 7, pp.19-56. ISSN 2183-2176.

^lpt^aO propósito do presente estudo centra-se na relação existente entre o portal arquitetónico, nas suas dimensões civil e religiosa, este último elemento menos considerado pela historiografia portuguesa, e os arcos triunfais efémeros, erigidos no âmbito de solenizações dos períodos filipino e brigantino na cidade de Lisboa, bastante estudados nas últimas décadas. As parecenças existentes entre modelos de molduras de portais mediterrânicos (que chegaram a Portugal através de diversas vias), a produção efémera de arcos e os exemplos concretizados e perenizados na arquitetura civil e religiosa, permitem traçar uma perspetiva alargada na área da contaminação artística produzida no contexto da Época Moderna, bem como reconhecer possíveis processos de transferência de arquétipos. Aspetos como a mimetização de soluções de festividades europeias, cuja entrada se processou através da vinda de estrangeiros, da deslocação de artistas portugueses a outros países, a integração de vocabulário arquitetónico veiculado pelos Tratados de Arte, a valorização de diversas áreas da cidade (i.e. praças e arruamentos), bem como de diversos equipamentos do mesmo (i.e. portas e arcos), são focados ao longo deste ensaio.^len^aThis study focuses on the relationship between the architectural portal in their civil and religious dimensions, this last element least considered by Portuguese historiography, and the ephemeral triumphal arches, erected under festivities of Filipino and Brigantino periods in Lisbon, extensively studied in recent decades. The similarities between types of Mediterranean portal frames (who arrived in Portugal through various ways), the ephemeral arcing and civil and religious architecture examples, help to establish a wide area of artistic contamination produced in context of the Modern Age, as well as recognize possible transfer processes of archetypes. Situations such as the contamination of European festivals solutions, whose input is processed through the coming of foreigners, the movement of Portuguese artists to other countries, such as the integration of architectural vocabulary disclosed by the Treaties of Art, the valuation of various areas of the city (i.e. squares and streets), as well as many of the same equipment (i.e. doors and arches), are focused throughout this essay.

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