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Cadernos do Arquivo Municipal

 ISSN 2183-2176

FERREIRA, Sílvia. “O Pavilhão do Mar”: a Nau Portugal da Exposição do Mundo Português (1940) ou a arte da talha ao serviço da cenografia política. []. , ser2, 7, pp.257-288. ISSN 2183-2176.

^lpt^aConstruída para integrar a Exposição do Mundo Português de 1940, a Nau Portugal foi idealizada com o objetivo de mimetizar um galeão português da carreira da Índia. O projeto coadunava-se com o espírito de exaltação nacional que perpassava pela Exposição. A imponência do navio e a sua decoração interior faustosa, conseguida com recurso maioritariamente a talha oriunda de conventos extintos, seria um cartão de visita de Portugal nas viagens que estaria destinada a fazer. No entanto, bem diverso foi o seu destino. Imprópria para navegar, por erros cometidos na sua projeção, terá adornado logo no dia da inauguração, na Gafanha da Nazaré. Rebocada para Belém, e acabada a sua função na Exposição do Mundo Português, sofreu estragos irreparáveis com o ciclone de fevereiro de 1941, acabando os seus dias como batelão de mercadorias no Tejo. Com o presente texto pretendemos traçar a história desta nau, no contexto da opção pela talha como elemento decorativo dos seus interiores.^len^aBuilt to integrate the Portuguese World Exhibition of 1940, the Nau Portugal was conceived to simulate a Portuguese galleon of India's career, keeping with the spirit of national exultation that permeated the exhibition. The grandeur of the ship and its faustous interior decoration, obtained mainly with the use of woodcarving from extinct convents, would be a business card from Portugal on the trips that it was destined to do. However its destiny was very different. Unsuitable for navigation, due to mistakes made in its projection, it adorned on the day of its inauguration. Limited to being anchored on the dock in Belém, after its function, the vessel suffered irreparable damages with the cyclone of 1941, finishing its days like barge of transport in the Tagus River. With the present text we intend to trace the history of this vessel in the context of the option for the woodcarving as decorative element of its interiors.

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