ser2 11 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Cadernos do Arquivo Municipal

 ISSN 2183-3176

WALKER, Timothy. Algumas observações sobre prática médica e cultura no Hospital Real de Todos-os-Santos de Lisboa durante o período iluminista. []. , ser2, 11, pp.11-26. ISSN 2183-3176.

O artigo descreve e documenta o importante papel e a influência do Hospital Real de Todos-os-Santos na formação de físicos e cirurgiões licenciados para serviço no mundo lusófono. Durante o século XVII e a primeira metade do século XVIII, até ao terramoto de 1755, o Hospital Real de Todos-os-Santos em Lisboa (que oferecia instrução formal na prática da medicina), em conjunto com o antiquado curriculum medieval da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foram os únicos centros de treino médico estruturado em Portugal. Este facto teve sérias implicações no tratamento e práticas médicas convencionais. Mesmo na época iluminista em Portugal, o treino oficial destes licenciados era, na melhor das possibilidades, limitado e inadequado. O Hospital foi o principal local de treino das artes médicas durante o final do século XVII e a primeira metade do século XVIII, estando mais aberto às inovações em técnicas cirúrgicas e em medicina aplicada; foi aí que ocorreram as mais inovadoras técnicas oficiais de ensino médico em Portugal até ao final do reinado de D. João V. Como exemplos, a construção de uma ala isolada especialmente equipada para doentes mentais, e experiências com medicamentos para doenças tropicais, muitas vezes com base em medicina indígena importada do império colonial.

: Físicos; Cirurgiões; Hospital; Iluminismo; Lisboa.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License