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Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

PIRES, Helena. A paisagem urbana e a publicidade de moda: o caso da marca DKNY. []. , 26, pp.275-290. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.26(2014).2039.

^lpt^aO investimento na comunicação estratégica, e em especial na publicidade, no âmbito das indústrias de design de moda, persiste como uma forma indispensável à promoção do valor marca. A visibilidade e notoriedade de marca devem sobretudo a sua eficácia à publicidade, quer no contexto de revistas de moda e dos novos media, quer no que se refere ao meio outdoor, um dos meios mais tradicionais e simultaneamente mais modernos de comunicação de massas. O presente trabalho visa servir como pretexto para discussão e problematização de ambas as dimensões. Em primeiro lugar, procurar-se-á compreender de que modo a paisagem urbana é construída na publicidade de moda, e sobretudo de que modo o imaginário coletivo concorre para essa mesma construção. Identificar os principais referentes paisagísticos representados e procurar a respetiva associação com os mais diversos universos culturais e artísticos, tais como a literatura, a fotografia ou o cinema, é um dos objetivos a perseguir. Na base de uma tal reflexão crítica está um entendimento segundo o qual a paisagem não é apenas um simples décor, mas antes um recurso visual e discursivo extremamente importante no conjunto da mensagem publicitária. Em segundo lugar, procurar-se-á equacionar as implicações da publicidade exterior, respeitante às marcas de moda, na sua articulação, precisamente, com a paisagem urbana e com a experiência da vida quotidiana. Discutir a publicidade outdoors no contexto de algumas das tendências culturais e estéticas mais recentes é, pois, um propósito igualmente importante que aqui avançamos. A fim de cumprirmos os objetivos apontados e de ensaiarmos concretamente a discussão com a qual nos comprometemos, escolhemos o caso da marca de moda Donna Karan New York - DKNY, uma vez entendido como paradigmático dos principais princípios e hipóteses de trabalho em discussão.^len^aInvestment in strategic communication, and especially in advertising, in the fashion design industry remains a prerequisite for promoting the brand value. The effectiveness of brand visibility and awareness depends mostly on advertising, both in the context of fashion magazines and the new media, and in the context of the outdoors medium, which is simultaneously one of the most traditional and modern means of mass communication. This paper aims to analyse and discuss both dimensions. Firstly, it aims to provide an understanding of how the urban landscape is built into fashion advertising, and especially to investigate the extent to which the collective imagination contributes to that process. This research therefore seeks to identify the main landscape referents represented and search for the respective association with various cultural and artistic universes, such as literature, photography or cinema. Underlying this critical reflection is an understanding that landscape is not just a simple decor, but conversely an extremely important visual and discursive re-source for the advertising message. Secondly, this paper attempts to challenge the implications of fashion brands outdoor advertising specifically in relation to the urban landscape and to the everyday life experience. Therefore, it is also an important aim of this article to discuss outdoor advertising within the scope of the more recent cultural and aesthetic trends. In order to achieve the stated objectives and engage in a scientific discussion of the topic, the case of the fashion brand Donna Karan New York - DKNY was selected, as it is considered to be paradigmatic of the main operational principles and hypotheses researched.

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