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Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

FASSONE, Riccardo. Isto é um jogo de vídeo: jogos de vídeo, autoridade e metacomunicação. []. , 27, pp.19-35. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.27(2015).2086.

^lpt^aGregory Bateson defende que todos os atos do jogo devem ser compreendidos sobretudo como sendo metacomunicativos. Por outras palavras, jogar um jogo pressupõe ser capaz de transmitir e de receber a metamensagem “isto é um jogo”, que define um enquadramento psicológico entre os jogadores. Neste trabalho, proponho uma leitura radical da teoria de Bateson no contexto dos jogos de vídeo. Em particular, procuro analisar as características, as especificidades e as implicações da mensagem “isto é um jogo de vídeo”. Irei argumentar que a linguagem específica através da qual os jogos de vídeo veiculam esta mensagem é a das suas regras, as limitações inevitáveis colocadas pela sua natureza computacional e digital. Por outras palavras, jogar um jogo de vídeo é sempre, pelo menos até determinado nível, jogar um jogo de metacomunicação com, contra e em termos das regras predefinidas do jogo de vídeo. Finalmente, proponho uma leitura atenta do jogo Papers, Please para argumentar que o trabalho de Pope se imbui de uma leitura significativa da reflexividade inerente dos jogos de vídeo, retratando intencionalmente a sua natureza oficial e o seu potencial comunicativo.^len^aGregory Bateson claims that all play acts should be primarily understood as meta-communicative. In other words, playing a game implies being able to transmit and receive the meta-message ‘this is play', which establishes a psychological frame among the players. I will propose a radical reading of Bateson's theory in the context of video games; specifically, I will attempt at analysing the characteristics, specificities and implications of the message ‘this is video game play'. I will contend that the specific language through which video games convey this message is that of their rules, the inescapable limitations posed by their computational and digital nature. In other words, playing a video game is always, at least to a degree, playing a game of metacommunication with, against and around a video game's hard-coded rules. Finally, I will propose a close reading of the game Papers, Please and contend that Pope's work engages in a significant reading of the inherent reflexivity of video games, deliberately portraying their authoritative nature and communicative potential.

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