31 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

PASSOS, Mateus Yuri. O mundo engarrafado e a arqueologia da encenação: gravações audiovisuais como registro de producções operísticas. []. , 31, pp.21-38. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.31(2017).2602.

^lpt^aEste trabalho se debruça sobre o uso de gravações audiovisuais como documentos para análise de producções de ópera contemporâneas agrupadas pela crítica alemã sob o termo teatro de director [Regietheater]. Nesse conjunto de abordagens, o projeto de obra de arte integral [Gesamtkunstwerk] de Wagner ganha um novo impulso e significado, pois as três dimensões da arte operística - verbal, musical e visual - deixam de trabalhar em conjunto para a mobilização do drama e passam a constituir textos distintos. Neste artigo, discutiremos as limitações da gravação audiovisual para o registro de encenações operísticas de teatro de diretor, assim como recursos de linguagem de montagem fílmica que permitem reconstruir em texto audiovisual essas producções, com soluções por vezes distintas daquelas adotadas em palco. Interessa-nos, sobretudo, problematizar a equivalência que por vezes se estabelece entre uma encenação e sua gravação - especialmente no contexto contemporâneo de produções que realizam alterações frequentes e se caracterizam pelo caráter único de cada performance individual, sempre repleta de eventos singulares, com relativa autonomia em relação ao plano geral de direção. Para isso, discutiremos problemas e soluções da direção de vídeo em gravações audiovisuais de encenações de Der Ring des Nibelungen [O Anel do Nibelungo], de Richard Wagner (1813-1883).^len^aThis work focuses on the use of the audiovisual opera recording as a document to analyze contemporary stagings labeled by the German critics as director's theater [Regietheater]. In director's theater, Wagner's total artwork project [Gesamtkunstwerk] achieves a turn in meaning, for the three artistic dimensions of opera - word, music and staging - become different texts. In this paper, we discuss the limitations of audiovisual recording as a register of director's theater opera stagings, as well as filmic resources that allow for a reconstruction of the audiovisual text of such productions with solutions that are often quite distinct from those adopted on the stage. We are interested above all in problematizing the equivalence that is sometimes established between a staging and its recording - especially in the contemporary context of productions that frequently suffer considerable changes and are characterized by the unique aspect of each performance, always full of singular events and relatively autonomous regarding the general plan of the director. Thus, we will discuss problems and solutions of video direction of audiovisual recordings of stagings of the operatic cycle Der Ring des Nibelungen [The Ring of Nibelungo], by Richard Wagner (1813-1883).

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License