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Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

PRIETO, Julián de la Fuente; MARTINEZ-BORDA, Rut    DIAZ, Pilar Lacasa. Participação guiada nas práticas mediáticas dos jovens. []. , 37, pp.21-38. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2383.

^lpt^aOs jovens têm de lidar com algumas práticas digitais e desenvolver discursos mediáticos por conta própria. O objetivo do nosso estudo é aprofundar estes conceitos do ponto de vista da participação guiada, compreendida, neste caso, como um processo colaborativo de literacia mediática baseado em atividades culturalmente significativas. Os nossos dados provêm de uma série de workshops realizados na Telefonica Flagship Store (Madrid, Espanha) com adolescentes entre os oito e os 14 anos de idade. As observações foram recolhidas através de técnicas de pesquisa qualitativa, como a observação, conversação e análise descritiva. Os resultados fornecem-nos algumas ideias preliminares para discussão: 1) as práticas nas redes sociais permitem que os jovens liguem as suas atividades online e offline aos seus interesses; 2) a geração de cenários de aprendizagem colaborativa baseados na interação entre jovens torna-se um elemento fundamental da literacia mediática; e 3) o conteúdo gerado pelo utilizador surge como uma identidade e representação de hábitos nos media, especialmente entre os jovens.^len^aYouth has to deal with some digital practices and develop media discourses on their own. Our study aims to deepen these concepts from the point of view of the guided participation, understood in this case as a collaborative process of media literacy based on culturally significant activities. Our data comes from a series of workshops that took place at the Telefonica Flagship Store (Madrid, Spain) with teens between eight and 14 years old. The evidence was collected by qualitative research techniques such as observation, conversation and descriptive analysis. The results give us some preliminary ideas for discussion: 1) social media practices enable youth to connect their online and offline activities with their interests; 2) the generation of collaborative learning scenarios based on the interaction between young people becomes a fundamental element of media literacy and 3) user-generated content emerges as an identity and habits depiction in media, especially among young people.

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