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Comunicação e Sociedade

 ISSN 1645-2089 ISSN 2183-3575

DOS SANTOS, Gilmar José. A Noticiação de Homicídio Corporativo nos Rompimentos das Barragens da Samarco e da Vale por Sites Brasileiros. []. , 42, pp.49-69.   25--2023. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.42(2022).3995.

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Um dos grandes problemas referentes aos homicídios corporativos é a sua neutralização e justificação perante a sociedade. A mídia tem um papel importante nesse processo, pois pode atuar tanto como mobilizadora da opinião pública, quanto favorecendo supressão desses delitos da agenda pública. O surgimento das mídias digitais fez crescer a expectativa de que, com um maior número de vozes que noticiem esse tipo de delito, haveria uma cobertura com diversidade de abordagens e pontos de vista. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo analisar como os sites de notícias brasileiros abordaram o conceito de homicídio corporativo nas tragédias-crime da Samarco e da Vale. Para tanto, 318 matérias sobre esses casos, publicadas por sete sites brasileiros, foram estudados por meio da análise de conteúdo, sendo cinco classificados como alternativos-independentes e dois da mídia mainstream. Verificou-se que houve uma grande frequência de noticiação logo após os ocorridos, mas atualmente os fatos tendem a se perder na espiral do silêncio. Notou-se também uma relutância em reportar os casos como homicídio corporativo, sendo mais frequente o enquadramento como acidente ou tragédia. A mídia alternativa-independente demonstrou uma predisposição maior em enquadrar como homicídio, porém demonstrou pouca envergadura para produzir conteúdo próprio. No geral, observou-se uma abordagem que facilitou a neutralização e a ressignificação dos crimes favorecendo as empresas. Não se verificou nenhum esforço para mobilizar a opinião pública para cobrar dos órgãos de justiça a punição aos responsáveis nem a criminalização das empresas.

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One of the greatest problems regarding corporate manslaughter is its neutralization and justification by society. The media industry plays an important role in such a process because it can act as a public opinion mobilizer but also favors the suppression of such crimes from the public agenda. However, the advent of digital media brought the expectations that, with a higher number of voices disseminating content about these crimes, people would be more aware of its seriousness. Therefore, this paper aims to analyze how Brazilian news websites have approached the corporate manslaughter concept in the coverage of Samarco’s and Vale’s criminous tragedies.

To do so, 318 news reports about these cases published on seven Brazilian websites were studied using the qualitative content analysis method. Five websites, self-classified as alternative-independent, and two mainstream media sites were studied. The study has found a high frequency of news reporting about these cases soon after the tragedies, but nowadays, they are getting lost in a spiral of silence. It was also observed that the sites are reluctant to report the cases as corporate manslaughter, framing the episodes as accidents or tragedies. The alternative-independent media appeared to be more inclined to frame it as a homicide but revealed not to have enough resources to produce their own content. In general, it was observed that the reporting approach neutralized and re-signified the crimes, favoring the companies. No effort to mobilize public opinion was observed to demand that the justice institutions punish the companies.

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