18 32 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Media & Jornalismo

 ISSN 1645-5681 ISSN 2183-5462

EICHLER, Vivian Augustin; KALSING, Janaína    GRUSZYNSKIG, Ana. O ethos do jornal O Globo e a campanha contra as fake news. []. , 18, 32, pp.139-154. ISSN 1645-5681.

^lpt^aO artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.^len^aThis article aims to enlighten the meanings attributed to journalism and the discursive ethos of the brazilian newspaper O Globo in its campaign that fights against fake news. The research is based on bibliographic research and discourse analysis, which guide the mapping of meanings, the identification of the subjects and the voices of the utterances, as well as the crossing of discourses of journalistic and advertising content linked to the campaign. As a result, it was observed that the O Globo newspaper seeks to reinforce the belief in the role of journalism through the image of authority to verify information. In this way, the fake news phenomenon is used to align the newspaper's ethos to the new environment of mediatized society and to self legitimize with its audiences.^les^aEl presente artículo evalúa el ethos discursivo del periódico brasileño O Globo en su campaña en contra las noticias falsas (fake news). Los procedimientos metodológicos adoptados son la investigación bibliográfica y el análisis del discurso, los cuales orientan el mapeo de los sentidos, la identificación de los sujetos y de las voces de los enunciados, además del atravesamiento de los contenidos periodísticos y publicitarios vinculados a la campaña. Como resultado, se ha observado que el periódico busca fortalecer la creencia en el rol del periodismo desde un imagen de autoridad para verificar informaciones. Así, se utiliza del fenómeno de las fake news para adaptar su ethos al nuevo ambiente de circulación de informaciones de la sociedad midiatizada y obtener legitimación junto a sus públicos.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License