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Media & Jornalismo

 ISSN 1645-5681 ISSN 2183-5462

DUARTE, Assunção Gonçalves. Infografia digital: O género jornalístico que emergiu do trauma para prenunciar o rumo de uma nova cultura visual mediática. []. , 21, 39, pp.135-160.   31--2021. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_39_7.

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Os ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001 nos EUA são apontados por jornalistas e infografistas como o evento propulsor para a emergência da infografia digital enquanto género jornalístico do início do século XXI. Este artigo reflete sobre as circunstâncias dessa emergência e procura identificar o seu impacto no género, no jornalismo e nas audiências, recém chegados ao mundo digital. É analisado um curto período da história recente do jornalismo digital (2001-2002), que se revelou transversal aos diferentes países do mundo ocidental, inclusive Portugal. Esta reflexão emana do projeto de investigação (PTDC/COM-JOR/28144/2017), desenvolvido no ICNOVA, com o objetivo de traçar a história da Infografia Digital em Portugal nas duas primeiras décadas deste século. Para tal foi feito o mapeamento de trabalhos infográficos digitais identificados como inovadores em dois certames que premeiam o género (os Obciber e os Malofiej), foi feita uma análise a trabalhos não incluídos no certame, mas produzidos pelos jornais considerados à época como os mais inovadores no meio digital, e foram ainda realizadas várias entrevistas a infografistas e editores online nacionais que testemunharam o percurso evolutivo deste género.

Este artigo em particular, analisa seis trabalhos de infografia digital produzidos entre 2001 e 2002 sobre os atentados do 11 de setembro, por dois dos jornais mais premiados nos Malofiej nos anos iniciais da infografia digital: o elmundo.es e o nytimes.com. Para a realidade nacional, foi escolhido um trabalho sobre o tema, publicado pelo jornal português que mais cedo introduziu o género na sua versão online: o publico.pt.

Os resultados indicam que as circunstâncias do nascimento da infografia digital jornalística, sob a pressão do primeiro evento traumático de repercussão global da Era Internet, deixaram marcas profundas na história das primeiras experiências de produção de conteúdo visual original para a web. Essas circunstâncias determinaram as sinergias que mais tarde abriram caminho para as formas multimédia, cross-media e transmedia do jornalismo digital e são um testemunho claro de um processo de mediatização da história que colocou pela primeira vez a internet lado a lado com os atores principais habituais (TV, rádio e jornais). Foi o impacto, emocional e político, à escala global do evento do 11 de setembro de 2001 que garantiu que jornalistas e audiências reconhecessem a internet como meio de comunicação social informativo de pleno direito e coube à infografia em versão digital dinâmica e interativa ser um agente privilegiado desse reconhecimento, o que lhe garantiu, ainda que temporariamente, o título de formato bandeira para um jornalismo em busca do seu papel principal no novo meio.

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For most journalists and infographic designers, the 11 September Attacks in the USA are the pivotal moment for the emergence of digital infographics as a journalistic genre in the beginning of the 21st century. This article reflects on the circumstances of this moment and seeks to identify its impact on the evolution of infographics, journalism and audiences, all newly arrived in the digital world. For this paper, we analysed a short period in the recent history of digital journalism (2001-2002), which portraits a common history between Western world countries, including Portugal. This investigation come from a broader research project (PTDC/COM-JOR/28144/2017), which aims to draw the history of Portuguese Digital Infographics in the first two decades of this century, and also shares its scientific method: content analysis of digital infographics examples identified in two events that reward the genre (Obciber and Malofiej), digital infographics analysis outside the event when produced by the newspapers considered as the most innovative in the digital environment at the time, and interviews with Portuguese infographic designers and online editors who witnessed the genre evolution.

This paper focuses on 5 digital infographics reporting the September 11 Attacks events. They were created between 2001 and 2002 by two of the most awarded newspapers in Malofiej awards for the early years of digital infographics: elmundo. es and the nytimes.com. To represent portuguese reality, it was chosen a digital infographic published by the first portuguese newspaper that introduced the genre in its online version: publico.pt.

The results of this investigation highlight the birth of journalistic digital infographics framework - under the pressure of the first traumatic event of global repercussions in the Internet Era - as the definition engine which deeply marked itself in the history of the first experiences producing original visual content for the web, inside and outside journalism. These circumstances set the synergies that later paved the way for the rise of multimedia, cross-media and transmedia forms in visual digital narratives for journalism and are a clear testimony to a process of history mediatization that, for the first time, placed the internet side by side with the usual main actors (Tv, radio and newspapers). It was the emotional and political impact in a global scale of the September 11 Attacks that made journalists and audiences recognize the web as a fully-fledged informative social communication medium. Infographics in its digital version - dynamic and interactive - was the privileged agent of this recognition, ensuring to itself, albeit temporarily, the flagship role for a journalism in search of its main role in the new medium.

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