22 40 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Media & Jornalismo

 ISSN 1645-5681 ISSN 2183-5462

ALMEIDA, Thais Barbosa de. Estratégias de visibilidade populista nos media on-line: um estudo sobre as declarações polêmicas de Jair Bolsonaro na campanha presidencial de 2018. []. , 22, 40, pp.283-299.   30--2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_14.

Neste artigo, questionamos a visibilidade dos atores populistas nos media on-line tradicionais através do uso do discurso polêmico. Para isso, analisamos a cobertura da candidatura de Jair Bolsonaro nos veículos on-line G1 e UOL nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. Nosso corpus de trabalho compreende o conteúdo das notícias dos dois principais portais de notícias brasileiros, no período entre 07 de setembro de 2018 e 07 de outubro de 2018, mês que antecede o primeiro turno dessas eleições. Feito a partir de uma perspectiva interdisciplinar aliando as Ciências da informação e da comunicação e as Ciências da linguagem, este trabalho mostra que as falas de Bolsonaro inseridas no texto jornalístico usam da estratégia argumentativa polêmica para a construção de posturas populistas. Idenficamos, graças à análise, uma relação entre os discursos polêmico e populista, principalmente no que tange a desqualificação do adversário, o estabelecimento de posições dicotômicas e a construção de um ethos de convicção.

: polêmica; populismo; jornalismo; Brasil; Jair Bolsonaro.

        ·     · |     · ( pdf )