15 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

LAMEIRAS, Jorge. Adolescente e obesidade: considerações sobre a importância da educação alimentar. []. , 15, pp.30-35. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2018.1506.

^lpt^aO período da adolescência apresenta enormes desafios. As escolhas alimentares, muitas vezes, afastam-se do conceito da alimentação saudável, situação agravada por contextos socioeconómicos ou culturais desfavoráveis. A prevalência relevante de obesidade em adolescentes é uma realidade. O consumo de fast food tem vindo a ser relacionada com essa prevalência e com o afastamento do consumo de alimentos saudáveis, como os produtos hortofrutícolas. A educação alimentar e nutricional, realizada de forma sistemática, em diversos contextos como a escola, é uma estratégia importante para apoiar os adolescentes a tomar decisões que garantam a manutenção da sua saúde no presente e no futuro. O presente trabalho de revisão tem como objetivo estabelecer uma interligação crítica e reflexiva entre a nutrição e o papel da educação alimentar, sobretudo num contexto escolar, centrada no adolescente.^len^aThe period of adolescence presents enormous challenges. Food choices often deviate from the concept of healthy eating, a situation aggravated by unfavorable socio-economic or cultural contexts. The relevant prevalence of obesity in teenagers is a reality. The consumption of fast food has been related to this prevalence and to the distancing of the consumption of healthy foods, such as fruits and vegetables. Food and nutritional education, conducted in a systematic way, in diverse contexts such as school, is an important strategy to support adolescents to make decisions that ensure the maintenance of their health in the present and in the future. This review aims to establish a critical and reflexive interconnection between nutrition and the role of food education, especially in a school context, focused on the adolescent.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License