23 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

PESSOA, Cláudia; SAMPAIO, Marta; POINHOS, Rui    AFONSO, Cláudia. FONTES DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ALIMENTA- ÇÃO E NUTRIÇÃO EM COLABORADORES DE UM MUNICÍPIO. []. , 23, pp.18-22.   13--2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2020.2304.

^a

INTRODUÇÃO:

O local de trabalho é uma importante área de ação para a promoção de estilos de vida saudáveis.

OBJETIVOS:

Avaliar fontes de informação e temáticas que suscitam maior interesse sobre alimentação/nutrição, estado de saúde e conhecimentos sobre alimentação dos colaboradores de uma câmara municipal.

METODOLOGIA:

Participaram no estudo 118 colaboradores de uma câmara municipal. Foram recolhidos dados sociodemográficos,

autoperceção do estado de saúde, peso e altura, fontes de informação e temas preferenciais sobre alimentação/nutrição e conhecimentos nesta área (recomendações dietéticas; fonte alimentar de nutrientes; relação dieta-doença) através do Questionário de Conhecimentos Nutricionais (QCN).

RESULTADOS:

As mulheres apresentaram nível superior de conhecimentos, quer no total (p = 0,001), quer nas secções relativa à fonte alimentar de nutrientes (p = 0,001) e à relação dieta-doença (p = 0,030). Também os participantes mais novos (R = -0,205; p = 0,030), com menor índice de massa corporal (R = -0,188; p = 0,049), maiores habilitações literárias (R = 0,506; p < 0,001) e que se autopercecionam mais saudáveis (R = 0,123) apresentaram nível superior de conhecimentos. A secção relativa à relação dieta- doença foi aquela em que se verificou menor nível de conhecimentos. Relativamente às fontes de informação, 67,8% relataram ter por hábito fazê-lo, principalmente na Internet (58,5%) ou através de um médico (30,5%). Os participantes que realizam pesquisa apresentaram um maior nível de conhecimentos (mediana = 67,2% vs. 57,8%; p = 0,004). Estudaram-se também as diferenças nos conhecimentos entre quem utilizava ou não cada fonte de informação.

CONCLUSÕES:

Estes resultados evidenciam que o nível de conhecimentos sobre alimentação neste grupo não é elevado, justificando a necessidade de implementar intervenções a nível da promoção da literacia alimentar/nutricional. Pelas suas características, a vertente da educação alimentar deve ser prioritária, bem como intervenções ao nível do ambiente alimentar no local de trabalho.

^lpt^a

INTRODUCTION:

The workplace is an important area of action for the promotion of healthy lifestyles.

OBJECTIVES:

To evaluate sources of information and food/nutrition topics which arouse greatest interest, health status and nutritional knowledge among employees of a city hall.

METHODOLOGY:

One hundred eighteen employees of a city hall participated in the study. Sociodemographic data, self-perception of health status, weight and height, sources of information and preferential food/nutrition issues, and knowledge on this subject (dietary recommendations; food source of nutrients; diet-disease relationship) were obtained through the Nutritional Knowledge Questionnaire (NKQ).

RESULTS:

Females had higher level of knowledge, either in total (p = 0.001) and in the sections on food source of nutrients (p = 0.001) and on diet-disease relationship (p = 0.030). Also, younger participants (R = -0.205; p = 0.030), those with lower body mass index (R = -0.188; p = 0.049), those with higher academic qualifications (R = 0.506; p < 0.001) and those who perceived themselves as healthy (R = 0.123) had higher level of knowledge. The section on diet-disease relationship registered the lowest level of knowledge. Regarding sources of information, 67.8% reported the habit of doing it, mainly using the Internet (58.5%) and through a doctor (30.5%). Employees who research information had higher level of knowledge (median = 67.2% vs. 57.8%; p = 0.004). We also studied the differences on knowledge between participants who use or not each information source.

CONCLUSIONS:

These results show that, in this group, the level of knowledge about food/nutrition is not high, justifying the need to implement interventions in terms of promoting food/nutritional literacy. Given its characteristics, food education should be a priority, as well as interventions focusing food environment on the workplace.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )