24 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

DIAS, Inês Cruz; TAVARES, Rosa; FRANCHINI, Bela    RODRIGUES, Sara. MÁQUINAS DE VENDA AUTOMÁTICA DE ALIMENTOS/ BEBIDAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO: CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA ALIMENTAR. []. , 24, pp.46-49.   15--2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2409.

^a

INTRODUÇÃO:

A entrada no ensino superior é um período transicional muito importante pela aquisição de uma maior independência nas escolhas alimentares. Nos últimos anos, tem aumentado o número de Máquinas de Venda Automática de Alimentos e Bebidas nos estabelecimentos de ensino, contribuindo para a oferta alimentar institucional.

OBJETIVOS:

Caracterizar a oferta de alimentos e bebidas nas Máquinas de Venda Automática de Alimentos e Bebidas da Universidade do Porto.

METODOLOGIA:

Desenvolvimento e aplicação de um formulário para avaliação da oferta alimentar das Máquinas de Venda Automática de Alimentos e Bebidas presentes nas 14 faculdades e nos 2 cafés E-learning da Universidade do Porto. A recolha de dados foi efetuada no 2.º semestre do ano letivo 2018/2019. Entre todas as máquinas de bebidas quentes avaliadas foram escolhidas 6 máquinas, uma de cada uma das empresas fornecedoras identificadas, para a recolha de amostras do açúcar padrão e máximo disponibilizado. A categorização dos alimentos e bebidas em permitidos e proibidos, bem como, a análise das quantidades de açúcar disponibilizadas, seguiram o estabelecido no Despacho 7516-A/2016.

RESULTADOS:

Nas 123 máquinas avaliadas, os géneros alimentícios encontrados com maior frequência foram os refrigerantes (16,7%), as águas sem gás (16,3%) e os produtos de pastelaria (10,9%). Nos equipamentos avaliados, 49% dos géneros alimentícios presentes (com uma variação de 15,6% a 56,3% nos diferentes locais) foram considerados como proibidos. Não existiram diferenças significativas na disponibilização de géneros alimentícios permitidos e proibidos em Máquinas de Venda Automática de Alimentos e Bebidas instaladas em faculdades da área de saúde e de outras áreas. Nenhuma distribuidora cumpriu com os 5 g de açúcar máximo definido.

CONCLUSÕES:

Perante os dados obtidos, parece evidente a necessidade de reformular a oferta alimentar nestes equipamentos da Universidade do Porto, no sentido de melhorar a qualidade dos géneros alimentícios disponibilizados e promover escolhas alimentares mais adequadas.

^lpt^a

INTRODUCTION:

Enrolling higher education is an important transitional period due to the acquiring of greater independence in food choices. In the last years, Vending machines for food and beverages have increased their prevalence and have amplified their influence on the population daily energy consumption

OBJECTIVES:

Characterize the food and beverages in the vending machines for food and beverages from the University of Porto.

METHODOLOGY:

Development and application of a form to evaluate the food supply from the vending machines for food and beverages present in the 14 faculties and in the 2 E-learning cafes of the University of Porto. Data collection was carried out in the second semester of the 2018/2019 school year. In between all the hot beverages machines evaluated, 6 machines were chosen, one from each supplier companies, to collect samples of the standard and maximum sugar available. The categorization of food and beverages into permitted and prohibited, as well as the analysis of the quantities of sugar available, followed the established in Despacho 7516-A / 2016.

RESULTS:

In the 123 machines evaluated, the most frequent food and beverages were soft drinks (16.7%), still water (16.3%) and pastry products (10.9%). In the evaluated institutions, 49% of the products available (with a variation of 15.6% to 56.3% in the different locations) were considered as forbidden. There were no significant differences in the availability of permitted and forbidden products between health faculties and other areas ones´. None of the supplier companies complied with the 5 g for maximum sugar amount.

CONCLUSIONS:

Given the data obtained, it seems evident the need to reformulate the supply in the vending machines for food and beverages of the University of Porto, to improve the quality of the available products and to promote better food choices.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )