25 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

FREITAS, Marta Goes; MARINHO, Ana    PORTELA, Liliana. CONSUMO DE LATICÍNIOS E DESENVOL- VIMENTO DE ACNE - UMA REVISÃO BA- SEADA NA EVIDÊNCIA. []. , 25, pp.58-62.   04--2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2511.

INTRODUÇÃO:

A acne é uma patologia crónica inflamatória da pele que apresenta elevada prevalência e um forte impacto psicossocial. O papel da alimentação, nomeadamente dos laticínios, na acne é incerto.

OBJETIVOS:

Com esta revisão pretende-se determinar se existe relação entre o consumo de produtos lácteos e a acne.

METODOLOGIA:

Pesquisa sistemática não quantitativa (revisão baseada em evidência) da evidência científica publicada entre 2010 e 2021 em bases de dados electrónicas, utilizando os termos MeSH “Dairy Products” ou “Milk” ou “Cheese” ou “Yogurt” e “Acne Vulgaris" e “Humans”.

RESULTADOS:

Encontraram-se 36 artigos, dos quais sete cumpriram os critérios de inclusão: uma recomendação, duas Revisões Sistemáticas com Meta-análise, um estudo observacional transversal e três estudos caso-controlo. Três artigos mostraram uma associação entre o consumo de laticínios (sem discriminação) e acne. Cinco dos seis artigos que avaliaram o consumo de leite de forma individualizada mostraram uma associação entre o consumo de leite e a presença de acne. Dos quatro artigos que avaliaram o consumo de iogurte de forma isolada, apenas um encontrou uma associação com desenvolvimento de acne. A evidência foi contraditória no caso do queijo.

CONCLUSÕES:

Parece existir uma associação entre o consumo de leite e desenvolvimento de acne. Porém, a evidência é inconsistente relativamente a outros derivados do leite pelo que são necessários mais estudos que clarifiquem esta relação.

: Acne vulgar; Laticínios; Leite; Iogurte; Queijo; Humanos.

        ·     · |     · ( pdf )