26 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

VAREIRO, Daniela; FRANCHINI, Bela; OLIVEIRA, Bruno MPM    ALMEIDA, Maria Daniel Vaz de. ROTULAGEM NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS PRÉ-EMBALADOS: OPINIÕES E SUGESTÕES DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO. []. , 26, pp.10-16.   09--2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2603.

INTRODUÇÃO:

A rotulagem é uma ferramenta importante para os profissionais de alimentação e nutrição, pois fornece informações sobre segurança alimentar e nutrição.

OBJETIVOS:

Foi analisar as diferenças nas opiniões dos profissionais de alimentação e nutrição em relação à rotulagem nutricional em alimentos pré-embalados.

METODOLOGIA:

Um estudo transversal, com uma amostra não probabilística de profissionais, por contacto com diversas entidades portuguesas da alimentação e nutrição, foi realizado. Os critérios de elegibilidade incluíram ter idade igual ou superior a 18 anos, residir e trabalhar em Portugal e exercer uma atividade profissional na área. Foi desenvolvido um questionário disponível online de administração direta, incluindo questões sobre rotulagem (importância, leitura, uso, confiança, satisfação e influência nas escolhas alimentares). Foram analisadas as principais alterações nas regras de rotulagem da União Europeia sobre o conteúdo, apresentação e legibilidade das informações obrigatórias. Neste artigo serão apresentadas as respostas à pergunta aberta sobre sugestões para melhorar a rotulagem nutricional.

RESULTADOS:

Dos 297 participantes, 33 (11,1%) responderam à questão aberta, tendo sido estas posteriormente agrupadas em seis categorias. Estes profissionais demonstraram uma menor satisfação com a informação presente no rótulo, nomeadamente os termos técnicos específicos, a quantidade de informação, os símbolos utilizados e as alegações nutricionais. Estes apresentaram uma menor concordância com a apresentação e o conteúdo das informações nutricionais implementadas pelo Regulamento (UE) n.º 1169/2011. Foram propostas duas melhorias: a simplificação da informação na rotulagem e a compreensão da sua utilidade, tal como se apresenta atualmente, para fornecer informações percetíveis e úteis ao consumidor.

CONCLUSÕES:

Ferramentas educacionais de rotulagem nutricional devem ser desenvolvidas, a fim de promover a educação nutricional e o empoderamento do consumidor.

: Uso de rótulos de alimentos; Legislação alimentar; Rotulagem nutricional.

        ·     ·     · ( pdf )