31 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

HORTA, Silvânia Sofia Dias    COELHO, André Filipe Ferreira. INTERAÇÃO MEDICAMENTO-ALIMENTO: O QUE SABEM OS PROFISSIONAIS DA FARMÁCIA E DA NUTRIÇÃO?. []. , 31, pp.38-42.   15--2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3106.

INTRODUÇÃO:

A interação medicamento-alimento/nutriente é um fenómeno, que merece uma atenta reflexão por parte dos profissionais de saúde, principalmente daqueles que na sua área de intervenção prescrevem, dispensam ou aconselham medicamentos e alimentos. É muito importante que esses profissionais, conheçam as particularidades (físico)-químicas dessas substâncias, para que assim, possam evitar possíveis interações entre elas, e consequentemente, garantir o sucesso terapêutico de cada doente.

OBJETIVOS:

Este estudo tem como objetivo caraterizar o conhecimento dos profissionais da saúde, nomeadamente nutricionistas e profissionais da área de farmácia, sobre interações entre medicamentos e alimentos.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo qualitativo, recorrendo a um inquérito por questionário, enviado a profissionais de saúde que na sua área de intervenção se deparam com os riscos potenciais da interação entre medicamentos e alimentos.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

A análise dos resultados obtidos demonstra que os profissionais da área da farmácia, têm pouco conhecimento sobre as interações que podem ocorrer entre os medicamentos e os alimentos. Ainda que com algumas lacunas no conhecimento, os resultados indicam que os nutricionistas demonstram ter maior conhecimento sobre este tema. Considerando os resultados obtidos, e para otimizar o uso do medicamento, é importante desenvolver mecanismos que contribuam para aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre as interações entre medicamentos e alimentos.

: Conhecimento; Farmacêuticos; Interações; Medicamento-alimento; Nutricionistas; Técnicos de farmácia.

        ·     · |     · ( pdf )