33 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

MONTEIRO, Mariana    MAGALHAES, Tânia. MODELO DE POLÍTICA NUTRICIONAL E ALIMENTAR ESCOLAR. []. , 33, pp.28-33.   10--2024. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3306.

^a

INTRODUÇÃO:

Os hábitos alimentares das crianças e adolescentes em Portugal estão desadequados, contribuindo para o excesso de peso e para o aparecimento de comorbilidades. A teoria ecológica do desenvolvimento refere que estes hábitos são influenciados por diversos fatores, como por exemplo, pela escola (microssistema) e políticas (exossistema). A “escola” constitui-se essencial para implementar políticas nutricionais e alimentares com vista à Promoção da Saúde.

OBJETIVOS:

Criar um modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar.

METODOLOGIA:

Pesquisa nas bases de dados Scopus, PubMed e Google Académico, de acordo com as recomendações Preferred Reported Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, utilizando a expressão de pesquisa: (student OR school) AND (nutrition OR food) AND policy, com limite temporal 2010 a 2020 e selecionando os tipos de artigo: ensaios clínicos e revisões.

RESULTADOS:

O modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar que surgiu, pressupõe a coordenação por uma equipa multidisciplinar e está dividido em dois eixos: ambiente alimentar escolar (normativos legais e referenciais estratégicos relativos à alimentação escolar, para os refeitórios, bufetes e máquinas de venda automática de alimentos e bebidas; aproveitamento dos programas alimentares; marketing de alimentos e bebidas; regulação da oferta alimentar na escola em ocasiões especiais) e comunidade escolar (educação alimentar, articulação com serviços de saúde escolar; articulação com organizações governantes, entidades colaboradoras e/ou empresas de restauração colectiva).

CONCLUSÕES:

A existência de um modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de intervenção nas escolas. Contudo, a eficácia das intervenções que têm por base este modelo de Política Nutricional e Alimentar Escolar ainda não foi determinada. Encontra-se em desenvolvimento uma estratégia piloto em dois Agrupamentos de Escolas do concelho de Matosinhos, que servirão de teste a este modelo.

^lpt^a

INTRODUCTION:

The eating habits of children and adolescents in Portugal are inadequate, contributing to excess weight and the appearance of comorbidities. The ecological theory of development states that these habits are influenced by several factors, such as the school (microsystem) and policies (exosystem). The "school" is essential for implementing nutrition and food policies with a view to health promotion.

OBJECTIVES:

To create a School Nutrition and Food Policy model.

METHODOLOGY:

To create a School Nutrition and Food Policy model a research has been made in databases (Scopus, PubMed and Google Academic) according to the the Preferred Reported Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes recommendations, using a research term: (student OR school) AND (nutrition OR food) AND policy, with time limit from 2010 to 2020 and article template standards: clinical trials and analyzes.

RESULTS:

The School Nutrition and Food Policy model assumes a coordination by a multidisciplinary team, and it is divided into two axes: school food environment (legal regulations and strategic benchmarks relating to school meals, canteens, buffets and food and drink vending machines; use of food programs; marketing of food and drink; regulation of food on offer at school on special occasions) and school community (food education, liaison with school health services; liaison with governing organizations, collaborating entities and/or catering companies).

CONCLUSIONS:

The existence of a School Nutrition and Food Policy model is fundamental for the development of intervention strategies in schools. However, the effectiveness of the strategies based on the School Nutrition and Food Policy model has not yet been determined. It is in the development of a pilot strategy in two school groups of Matosinhos, which serve to test this model.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )