30 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

 ISSN 2341-4545

SILVA, Sara Neves Vieira da et al. Cuidados paliativos na doença hepática avançada - necessidades paliativas diferentes ou semelhantes no doente com perspetiva de transplante? Estudo prospetivo a partir de um hospital universitário português e centro de transplantação. []. , 30, 3, pp.30-39.   01--2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000522172.

Introdução e objetivos:

A doença hepática avançada (DHA) é uma causa importante de morbilidade e mortalidade, comparável em grande medida a outras insuficiências de órgão. A necessidade de cuidados paliativos (CP) em doentes com DHA é elevada. Em Portugal, no único estudo identificado até ao momento, mais de 80% dos doentes hospitalizados com DHA apresentavam critérios para CP. Não foram especificadas que necessidades de CP nem a perspetiva de transplante dos referidos doentes, que com o presente estudo se pretende ajudar a esclarecer.

Métodos:

Estudo prospectivo observacional incluindo 54 doentes com DHA assistidos num hospital universitário e centro de transplante, entre novembro de 2019 e setembro de 2020. Avaliação das necessidades de CP por meio da aplicação do NECPAL CCOMS-ICO© e IPOS, considerando a sua perspectiva de transplante.

Resultados:

Dos 54 doentes, cinco (9,3%) estavam em lista de espera ativa para transplante e oito (14,8%) em avaliação. O NECPAL CCOMS-ICO© identificou 23 doentes (n = 42,6%) que beneficiariam de CP. A avaliação das necessidades de CP por médicos, os marcadores funcionais e as comorbidades significativas foram os critérios mais frequentes (47,8%, n = 11). O IPOS também revelou diversas necessidades de CP: em média, cada doente identificou cerca de 9 necessidades (8,9 + -2,8). Entre os sintomas identificados, destacaram-se a fraqueza (77,8%), a mobilidade reduzida (70,3%) e a dor (48,1%), bem como os sintomas psicoemocionais de depressão (66,7%) e ansiedade (77,8%). Não houve diferenças significativas entre os subgrupos de doentes analisados. Apenas 4 doentes (7,4%) foram acompanhados pela equipa intra-hospitalar de CP.

Conclusão:

Todos os doentes com DHA incluídos, independentemente do grupo a que pertenciam, apresentaram necessidades de CP. Não foram identificadas diferenças significativas entre os subgrupos de doentes, confirmando que mesmo os doentes com perspectiva de transplante têm importantes necessidades de CP.

: Cuidados paliativos; Doença hepática avançada; Transplante hepático.

        ·     ·     · ( pdf )