30 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

 ISSN 2341-4545

SARAIVA, Sofia et al. Linfoma difuso de grandes células B primário do reto em doente com colite ulcerosa sem terapêutica imunossupressora. []. , 30, 4, pp.53-58.   01--2023. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000522044.

Introdução:

O linfoma não Hodgkin (LNH) difuso de grandes células B (DGCB) colorretal primário é uma entidade rara, estando a sua associação com a colite ulcerosa (CU) relacionada com a exposição a imunomoduladores. Apresentamos uma forma particularmente rara de LN-HDGCB primário, com atingimento do reto em doente com proctite ulcerosa sem história de imunossupressores, cuja apresentação simula agudização da CU.

Descrição do caso clínico:

Homem de 42 anos, com diagnóstico de proctite ulcerosa desde 2014, e sem história de terapêutica imunossupressora. Inicia quadro de diarreia com muco, proctalgia intensa, tenesmo e perda ponderal (10% em 2 meses), sem melhoria após otimização da terapêutica. Realiza colonoscopia que revela lesão ulcerada e circunferencial a nível do reto, condicionando estenose luminal, cujas biopsias revelaram LNHDGCB.

Discussão/Conclusão:

O presente caso sugere a existência de mecanismos fisiopatológicos alternativos à terapêutica imunossupressora para o desenvolvimento de LNH em doentes com CU. A apresentação clínica sugestiva de agudização da CU, constituiu um verdadeiro desafio diagnóstico, fazendo realçar a complexidade da abordagem destes doentes.

: Linfoma difuso de grandes células B; Colite ulcerosa; Vírus Epstein-Barr.

        ·     ·     · ( pdf )