30 6 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

 ISSN 2341-4545

NASCIMENTO, Catarina Neto do et al. Pancreatite da goteira: Casos clínicos e revisão da literatura. []. , 30, 6, pp.35-41.   01--2024. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000526855.

Introdução:

A pancreatite da goteira (PG) constitui uma forma de pancreatite crónica segmentar, que afeta a área da goteira pancreatoduodenal, sendo frequentemente subdiagnosticada. O mecanismo fisiopatológico principal parece ser a obstrução ao fluxo da papila minor relacionada com o consumo de álcool. Esta patologia ocorre mais frequentemente em homens entre a 4a e 5a décadas de vida. A maioria dos doentes apresenta sintomas como náuseas e vómitos pós-prandiais, perda ponderal e dor abdominal. Apesar do desenvolvimento atual dos métodos radiológicos e endoscópicos, a distinção entre PG e neoplasia pancreática constitui um desafio diagnóstico e a avaliação histológica pode ser necessária. Se for possível obter o diagnóstico sem intervenção cirúrgica, o tratamento pode ser conservador na ausência de complica-ções agudas e crónicas.

Apresentação do caso:

Apresentamos 2 casos clínicos que demonstram a abordagem diagnóstica e a gestão de decisões terapêuticas nesta entidade.

Discussão/Conclusão:

A PG é uma entidade clínica que oferece com diagnóstico e terapêutica desafiantes. Apesar da importância crucial dos exames imagiológicos no diagnóstico e seguimento, a incapacidade de excluir um processo maligno torna necessária a intervenção cirúrgica numa parte significativa dos casos.

: Pancreatite da goteira; Pancreatoduodenectomia; Pancreatite paraduodenal.

        ·     ·     · ( pdf )