35 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

ALVES, Joana    MAIA, Ângela Costa. Auto-relatos sobre a sua saúde de reclusas antes e durante a prisão. []. , 35, 2, pp.132-140. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000481967.

A saúde das reclusas tem vindo a ser descrita como mais vulnerável do que a dos homens reclusos e do que a da população feminina em geral. O objetivo deste estudo é descrever comportamentos relacionados com a saúde, história de doenças, queixas de saúde e estado geral de saúde de 232 mulheres detidas. As participantes relataram comportamentos de risco e uma inesperada vigilância de saúde prévios à reclusão. Na prisão, o uso de tabaco aumentou e o consumo de drogas diminuiu; revelou-se também a elevada prevalência de doenças, de consumo de medicamentos e de queixas de saúde, assim como o estado geral de saúde debilitado. A percepção das reclusas sobre a sua saúde atual, em comparação com o período de tempo anterior à reclusão, revelou diferentes tipos de impacto, com um terço das mulheres a relatar melhoria do estado de saúde. Estes dados sugerem a importância de aprofundar o estudo da saúde das mulheres reclusas e o impacto da prisão no estado de saúde, a fim de aprimorar os programas de intervenção em saúde durante a reclusão.

: Reclusas; Comportamentos de risco; Vigilância de saúde; Queixas de saúde; Estado de saúde.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License