35 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

LOPES, Felisbela    ARAUJO, Rita. Poder para os repórteres da saúde: a literacia em saúde como uma ferramenta para evitar as pressões das fontes de informação. []. , 35, 3, pp.48-56. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000486977.

Foi o segundo maior surto de Legionella registado a nível mundial, classificado pela Organização Mundial de Saúde como “uma grande emergência de saúde pública,” e foi alvo em Portugal de uma cobertura noticiosa ímpar. Concentrada primordialmente em duas semanas, algo atípico para casos como este, a mediatização caracterizou-se por um grande controlo das fontes oficiais que, desde o primeiro momento, se constituíram numa task force a partir da qual toda a informação era canalizada, mas soube libertar- se de uma narrativa hegemónica que as elites do poder normalmente impõem. Isso fez-se, acima de tudo, pela promoção de uma literacia da saúde ao serviço da compreensão daquilo que eram os perigos deste surto. Em infografias, mapas descritivos, em textos em forma de pergunta e resposta, os jornalistas conseguiram criar um outro discurso paralelo ao das fontes oficiais e, com isso, criaram uma cobertura única.

: Literacia; Fontes de informação; Legionella; Jornalismo; Saúde.

        ·     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License