39 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

CIMA, Joana; GUIMARAES, Paulo    ALMEIDA, Álvaro. Explicar a diferença de género nos tempos de espera para cirurgia programada no Serviço Nacional de Saúde Português. []. , 39, 1, pp.3-10.   30--2021. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000514798.

Objetivo:

Este trabalho avalia a diferença de género nos tempos de espera para cirurgias programadas, usando cerca de 2.6 milhões de observações sobre os episódios cirúrgicos que ocorreram nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde Português entre 2011 e 2015.

Metodologia:

Estimamos o diferencial bruto entre géneros nos tempos de espera, e depois adicionamos variáveis de controlo que expliquem a diferença para estimar um diferencial ajustado. As variáveis são adicionadas de maneira a permitir uma especificação paramétrica mais flexível. Em seguida, usamos a decomposição de Gelbach para entender a contribuição de cada variável para a divergência entre os diferenciais de género bruto e ajustado.

Resultados:

O diferencial bruto de 10% entre géneros é reduzido para um diferencial ajustado de 3% depois de considerado o efeito das variáveis explicativas observadas. A decomposição e Gelbach mostra que a prioridade do paciente e os efeitos fixos hospitalares são as variáveis que mais contribuem para a componente explicada da diferença. A análise sugere que os homens tendem a ser classificados com prioridades mais severas e que existem especificidades hospitalares que fazem com que os homens tenham tempos de espera mais curtos.

Conclusões:

No geral, os nossos resultados identificam um viés de género contra as mulheres, mas a dimensão do viés é menor do que sugerido pela literatura anterior.

: Tempos de espera; Cirurgia programada; Diferença de género; Decomposição de Gelbach; Portugal.

        ·     ·     · ( pdf )