41 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

CARVALHO, Rita; SOUSA, Liliana    TAVARES, João. Instrumentos de avaliação da solidão em adultos mais velhos em Portugal: uma scoping review. []. , 41, 1, pp.45-64.   30--2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000529147.

Contexto:

A solidão é um problema de saúde pública que afeta muitos adultos mais velhos. A natureza subjetiva da solidão desafia a sua avaliação. Avaliar a solidão com instrumentos válidos e confiáveis é fundamental para caracterizar o fenómeno e planear intervenções adequadas.

Resumo:

Este estudo mapeou os instrumentos validados para os adultos portugueses mais velhos que avaliam a solidão. Foi realizada uma scoping review. A pesquisa foi realizada no SciELO, PsycInfo, Scopus, MEDLINE, MedicLatina, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, CINAHL e RCAAP. Os resultados mostram três instrumentos validados para a população idosa portuguesa: ULS-16, ULS-6 e SELSA-S.

Mensagens-chave:

São necessários testes futuros desses instrumentos para atualizar e acumular evidências psicométricas. Adicionalmente, é importante traduzir e validar outros instrumentos para a população idosa portuguesa, nomeadamente as escalas de Jong Gierveld e a UCLA-R (mais utilizadas internacionalmente), bem como a escala ALONE (nova e sucinta).

: Envelhecimento; Avaliação; Escalas; Solitário; População Portuguesa.

        ·     ·     · ( pdf )