41 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Portuguese Journal of Public Health

 ISSN 2504-3137 ISSN 2504-3145

AJI, Budi et al. Facilitadores e barreiras dos serviços de saúde para os idosos das comunidades nas zonas rurais da Indonésia: uma síntese qualitativa das provas. []. , 41, 1, pp.65-79.   30--2023. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000530047.

Introdução:

Os serviços de saúde para populações idosas na Indonésia foram organizados em serviços institucionais e comunitários. No entanto, apenas um pequeno número de idosos residem neste lares residenciais de idosos devido às normas culturais nas comunidades indonésias. A má infraestrutura sanitária continua a ser o principal constrangimento, particularmente nas comunidades rurais, embora estas tenham capital social adequado para lidar com as restrições. É importante explorar a atual implementação de serviços de saúde para as populações idosas na Indonésia rural, a fim de esclarecer as intervenções políticas adequadas. O objetivo desta análise foi identificar e sintetizar provas relevantes na Indonésia relativamente às barreiras e facilitadores dos cuidados de saúde para idosos em ambientes rurais.

Métodos:

Este estudo utilizou um método qualitativo de síntese de evidências. A estratégia de pesquisa visou a localização de estudos publicados. Foi realizada uma pesquisa inicial limitada do PubMed, Web of Science, ScienceDirect, Embase, PsycINFO, e CINAHL com o objetivo de identificar artigos sobre o tema que foram publicados em inglês de 2010 a 2020. Foi utilizada uma abordagem de meta-agregação para reunir resultados de estudos qualitativos utilizando o software JBI SUMARI.

Resultados:

Quatro declarações sintetizadas emergiram da análise do estudo: (1) a necessidade de integração entre os cuidados de saúde institucionais e comunitários para idosos nas zonas rurais; (2) a qualidade dos serviços de saúde integrados para as populações idosas deve ser melhorada; (3) o apoio comunitário melhorará e garantirá a sustentabilidade e implementação de cuidados de saúde baseados na comunidade para as populações idosas, e (4) a consciência comunitária e familiar deve ser melhorada para apoiar os cuidados de saúde dos idosos. Estas foram informações fundamentais que podem ser utilizadas para enfrentar os principais desafios dos serviços de saúde existentes e melhorar o sistema, considerando as características específicas dos facilitadores e barreiras.

Discussão/Conclusão:

Foi necessária uma colaboração entre comunidades, instituições de saúde, famílias e autoridades governamentais para apoiar o sucesso do programa e manter a sustentabilidade dos serviços, o que resultará em cuidados de saúde adequados para a população idosa e na melhoria geral da saúde nas zonas rurais da Indonésia.

: Meta-agregação; Barreiras e facilitadores de cuidados de saúde; Cuidados de saúde baseados na comunidade; Idosos que habitam na comunidade; Indonésia rural.

        ·     ·     · ( pdf )