31 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

MARQUES, Mafalda Castro; SANTOS, Pedro    SANTOS, Vera. Entre a Perturbação Obsessivo-Compulsiva e a Psicose. []. , 31, 1, pp.59-63.   31--2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i1.19194.

Introdução:

A perturbação obsessivo-compulsiva é uma patologia heterogénea em que podem surgir períodos de perceção alterada ou ideias delirantes. De igual forma, indivíduos com perturbações psicóticas podem apresentar sintomas obsessivo-compulsivos.

Caso clínico:

Um adolescente do sexo masculino recorreu ao Serviço de Urgência (SE) por sintomatologia obsessiva com três meses de evolução. Regressou ao SE após três semanas por agravamento do quadro e relato de ideias delirantes, tendo sido internado para clarificação do diagnóstico. Nunca foram objetivados sintomas positivos durante o internamento. Em consulta de seguimento, o jovem relatou um episódio de aparente perceção delirante que associou ao início da sintomatologia, levantando novamente a dúvida quanto à presença de um episódio psicótico.

Discussão/Conclusões:

A distinção entre perturbação obsessivo-compulsiva e psicose nem sempre é clara, e a comorbilidade entre ambas é significativa. É necessária uma avaliação meticulosa do doente para um diagnóstico precoce e intervenção apropriada.

: adolescência; perturbação obsessivo-compulsiva; psicose.

        ·     ·     · ( pdf )