31 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Nascer e Crescer

 ISSN 0872-0754 ISSN 2183-9417

PEREIRA, Isabel Ayres et al. Miocardite aguda grave complicada com trombos intracardíacos - Um desafio terapêutico. []. , 31, 2, pp.166-171.   30--2022. ISSN 0872-0754.  https://doi.org/10.25753/birthgrowthmj.v31.i2.20844.

A miocardite aguda é uma doença potencialmente fatal em idade pediátrica, associada a risco de disfunção cardíaca grave e trombos intracardíacos.

Um adolescente de 16 anos de idade, previamente saudável, foi transferido para o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica por suspeita de miocardite aguda com disfunção multiorgânica. Referia diarreia mucosa, vómitos e astenia com uma semana de evolução. O ecocardiograma revelou disfunção ventricular esquerda moderada a grave associada a regurgitação mitral e tricúspide e duas imagens hiperecoicas sugestivas de trombos intracardíacos, posteriormente confirmados por ressonância magnética. Foi iniciada heparina não fracionada. A coprocultura foi positiva para Campylobacter jejuni. Apesar do tratamento, verificou-se agravamento do quadro clínico, com embolização sistémica arterial, sendo submetido a trombectomia no dia 13 e mantido em oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) até ao dia 28. Foi realizado transplante cardíaco ortotópico, com boa evolução pós-operatória.

A abordagem destes casos é controversa, devendo ser sempre multifatorial e multidisciplinar. Apesar dos riscos inerentes, a trombectomia deve ser considerada quando não se observa uma evolução favorável com abordagens conservadoras.

: Campylobacter; miocardite; transplante cardíaco; trombectomia; trombo intracardíaco.

        ·     ·     · ( pdf )