14 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Comportamento Organizacional e Gestão

 ISSN 0872-9662

SILVA, Marco Antonio Oliveira Monteiro da; CORREIA, Manuela Faia; SCHOLTEN, Marc    GOMES, Luiz Flavio Autran Monteiro. Cultura nacional e orientação empreendedora: Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. []. , 14, 1, pp.65-84. ISSN 0872-9662.

^lpt^aEste artigo descreve um estudo realizado com o propósito de comparar empreendedoresproprietários de empresas em incubadoras no Brasil e em Portugal. A comparação entre estes dois países justificou-se pelo passado histórico comum, notadamente pela influência portuguesa na formação cultural brasileira, espelhada no estudo transcultural de Hofstede (1980). O objetivo deste estudo é comparar a orientação empreendedora desses empreendedores-proprietários de ambos os países. A orientação empreendedora revelou-se mais elevada no Brasil do que em Portugal, destacando-se as dimensões de propensão para o risco e a acompetitividade agressiva. Os empreendedores brasileiros, curiosamente, revelam uma maior rejeição a incertezas futuras mas concomitantemente, demonstram ter uma maior propensão para assumir riscos e se expor a incertezas. O presente estudo levanta questões sobre diferentes drives para empreender, e ao despertar a curiosidade sobre o assunto deixa como sugestões futuras de pesquisas o aprofundamento da análise do empreendedorismo por oportunidade e por necessidade nos dois países.^len^aThis paper describes a study aiming at comparing entrepreneurs-owners of firms in incubators in Brazil and in Portugal. The comparasion between the two countries was due to a common past mirrored, especially the Portuguese influence in brazilian`s cultural, reflected in Hofstede`s cross cultural study (1980). The entrepreneurial orientation was higher in Brazil, especially in the dimensions risk-taking and competitive aggressiveness. The Brazilian entrepreneurs revealed a higher rejection of future uncertainties, higher propensity to take risks and to expose themselves to uncertainty. This study rise important questions about the drives of entrepreneurship, and a curiosity about this. It suggests future researchs to study the opportunity and necessity entrepreneurial in two countries.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )